Notícias

Sindicato da construção civil declara apoio a Lúdio Cabral

11/09/2012 - 00h32

O Sindicato dos Trabalhadores da Indústria da Construção Civil de Cuiabá de Municípios (SINTRAICCCM) declarou nesta segunda (10) o apoio à candidatura de Lúdio Cabral (PT) à Prefeitura de Cuiabá. A entidade representa 30 mil trabalhadores.

Segundo o presidente, Joaquim Dias Santana, Lúdio foi o único candidato a prefeito que procurou a categoria para apresentar suas propostas, o que, para ele, revela o descaso dos demais candidatos com os trabalhadores do setor.

Ele lembrou que a categoria mantém diálogo com Lúdio há muitos anos e que o petista foi um dos únicos vereadores que acolheu as reivindicações, tendo contribuído com discussões importantes da categoria, como a obrigatoriedade do café da manhã nos canteiros de obras. À época, Lúdio defendeu a criação de uma lei sobre o tema, mas a iniciativa não prosperou porque o setor jurídico da Câmara entendeu que não seria competência da Câmara Municipal legislar sobre o tema.

Graças a Lúdio Cabral, os trabalhadores da construção civil lançaram, em março do ano passado, na Câmara Municipal, a Campanha pelo Trabalho Decente na Copa do Mundo de 2014 e além, coordenada pela Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM), que foi lançada em todas as cidades-sede da Copa. O objetivo da campanha é buscar igualdade salarial e de condições de trabalho para todos os operários envolvidos nas obras da Copa do Mundo.

Segundo o presidente, o setor vive hoje uma sobreoferta de vagas de emprego, situação que deve perdurar por um longo período, porém há dificuldade de conseguir mão-de-obra qualificada para preenchê-las.

A expectativa da categoria neste quesito é contar com uma escola de certificação para atender aos trabalhadores que, embora não possuam escolaridade, dominam todo o conhecimento prático da construção civil. “Hoje, os trabalhadores têm dificuldade em se qualificar por falta de escolaridade. Queremos uma escola de certificação municipal para valorizar o trabalhador que é um mestre no que faz, embora não tenha estudo. O Lúdio tem o apoio do governo federal e estadual e isso vai facilitar o acesso aos recursos para a qualificação profissional, que é a maior necessidade dos trabalhadores hoje”, disse ele.

Segundo Santana, hoje as construtoras que prestam serviços para o município pagam seus trabalhadores com atraso alegando que a Prefeitura tem dificuldade em fazer repasses em tempo hábil. “Confiamos que na gestão de Lúdio Cabral este problema será sanado”.

Para Santana, Lúdio Cabral representa humildade, confiança e seriedade. “Ele foi o único que teve a humildade de nos procurar para saber das nossas necessidades. Cuiabá precisa de um prefeito que apoie todos os segmentos”.

Nesta segunda, Santana gravou mensagem de apoio ao petista, que irá ao ar no programa eleitoral.

Fonte: http://www.odocumento.com.br/materia.php?id=405198

Redes Sociais:

Megaconstru Ltda 2012 Fax:11 3785-2283 Rua Jose Felipe da Silva nº 314 - Butantã - SP Email: contato@megaconstru.com.br